Documento sem título
Documento sem título
Home
Cursos
Curadoria Grupos
Curadoria Individual
Sites de Arte
Produção Gráfica
Quem Somos
Onde Estamos
Contato
 
 
EXPOSIÇÃO
Transgressões em Gaia

fevereiro de 2008 - Espaço Cultural Villa Lobos - São Paulo

TEXTO DE APRESENTAÇÃO

Ecos para o ecossistema

Por ocasião da celebração dos 10 anos de existência do Grupo Onze, recebi o convite para acompanhar o processo criativo e os trabalhos dessas artistas.
Logo no inicio das reuniões emergiu a idéia de uma exposição relevante que permitisse ao grupo marcar essa data de forma consistente.

A presente exposição propõe discutir a problemática e as relações do meio ambiente e do ecossistema. Trata-se de um território de expressão e criação sem fronteiras, no qual a experimentação criativa das artistas dá lugar a obras engajadas no problema global, abordado pelas diversas linguagens do rico universo plástico-visual da arte contemporânea.

O grupo tratou essas questões como territórios de ampla reflexão e questionamento, e logo fizeram leituras singulares desses problemas, traduzindo-os mediante criações impregnadas de metáforas e poesia visual, objetivando obter obras que permitissem aprofundar a consciência e a compreensão da situação em que estamos todos inseridos.

As artistas puderam utilizar uma ampla e livre experimentação dos códigos visuais para abordar a inter-relação dos diversos segmentos dessa complexa problemática atual, permitindo com isso o surgimento de diálogos e de múltiplas possibilidades artísticas atinentes a cada questão: ar, água, mudanças climáticas, transformação do planeta, etc.

No processo criativo, foram consideradas as mais diversas linguagens para produzir as obras, inclusive as de teor orgânico e as vivas, sem deixar de privilegiar as narrativas plásticas e poéticas, para rever os conceitos de vida sustentável no ecossistema atual.

Procuramos evitar a segmentação convencional das questões, para não atribuir pesos e valores tradicionais e para não apresentar separadamente os problemas ambientais. O objetivo desse enfoque foi o de procurar o jogo do deslocamento, da transformação, da desterritorialização da problemática em discussão, subvertendo, assim, as limitações impostas pelas classificações convencionais.

Com essa discussão, das questões relacionadas ao meio ambiente, o público terá a oportunidade de refletir sobre o tema, dessa vez, através de uma visão renovadora e provocativa, por meio da qual essas artistas contemporâneas expressam a sua visão poética e oferecem sua contribuição para o futuro do nosso planeta.

Waldo Bravo
artista-curador e arte-educador

 


 
 
Documento sem título
CURADORIA
GRUPOS

2009
- Artmosfera
- Diálogos Drummond

2008
- Transgressões
- Bosch Contemporâneo
- Cem Com Cem Sem
 

2007
- A Escrita na Arte
- Interatividade
2006
- Branco no Branco
- Dialogos com Tarsila
2005
- Livro-Obra